08/04/2021

NOTA DE APOIO ÀS ENTIDADES DE EMPREGADOS DO SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL (SGB/CPRM)

    A Executiva Nacional de Estudantes de Geologia - (ENEGE) vem por meio desta nota expressar total apoio ao manifesto escrito pelos empregados do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), referente a falta de transparência e participação no projeto de reestruturação da estatal. Entendemos que qualquer mudança dentro da empresa deva ser pensada em conjunto com seus empregados, dessa forma realizando um processo, que seja, totalmente representativo e democrático.

 

    Repudiamos qualquer reestruturação que caminhe rumo a uma privatização da SGB/CPRM, pois compreendemos o seu tamanho e valor para com a soberania nacional do país, já que é através do trabalho de décadas do Serviço Geológico do Brasil, que hoje possuímos um grande e detalhado número de dados referentes às mais diversas áreas das geociências, como a geofísica, a hidrogeologia, a geoquímica, a geologia ambiental, os recursos energéticos, sensoriamento geológico, dessa forma facilitando pesquisas que buscam o desenvolvimento sustentável, tecnológico, científico e social no país. 

 

    A contribuição da empresa para a disseminação do conhecimento científico também tem que ser levantada, pois se o Brasil é visto hoje pelo povo brasileiro como um país abundante em riquezas naturais e com grandes potencialidades muito se deve ao trabalho dos empregados da SGB/CPRM.

 

    A importância que o Serviço Geológico do Brasil possui é imensurável e por esse fato esperamos que sigam os Valores e Princípios estabelecidos no seu Estatuto Social, dessa forma mantendo a transparência no processo, valorizando seus funcionários e o tendo o interesse público acima de tudo.

 

   Para conhecer o manifesto representando a insatisfação dos empregados da SGB/CPRM acesse o link: 

https://www.brasilpopular.com/geologos-e-engenheiros-denunciam-desmonte-do-servico-geologico-brasileiro-e-da-companhia-de-pesquisa-de-recursos-minerais/

 

                                         Executiva Nacional dos Estudantes de Geologia