top of page
  • Foto do escritorENEGE

Uma nota sobre a Ditadura

Atualizado: 20 de out. de 2021


Passamos por dias nos quais a democracia pode estar correndo perigo novamente e por conta disso não podemos esquecer o que ocorreu neste dia há 57 anos.


O Brasil entrava em um período terrível de sua história, no qual toda e qualquer liberdade havia sido arrancada do povo. A censura foi institucionalizada! Nas redações de jornais havia um departamento de censores impedindo materias que tivessem caráter contrário ao regime militar, pessoas não podiam se reunir, pois seriam acusadas de estarem tramando contra o governo, DCEs e CAs foram fechados. Não havia direito a greves e manifestações, quem incitasse algo do gênero era perseguido e preso.


A perseguição de opositores políticos era lei!


Após a prisão essas pessoas passavam por sessões de tortura, muitas vezes para responder o que não sabiam. Alexandre Vannucchi, estudante de geologia da Universidade de São Paulo, foi uma dessas pessoas. Preso no dia 15/03/1973 foi torturado das formas mais hediondas e desumanas possíveis, o que ocasionou sua morte dois dias após o encarceramento.


Exatos 48 anos após ser morto de Alexandre, no dia 17/03/2021, a justiça concedeu o direito do governo Bolsonaro de comemorar o golpe militar, ou seja, comemorar a censura, a perseguição de pessoas, a tortura e a morte!


Não há NADA para celebrar no dia de hoje. Essa data deve servir apenas para recordarmos este período sombrio de nossa história e lutarmos todos os dias para que não se repita.


Um povo sem memória é um povo sem futuro!


DITADURA NUNCA MAIS!

26 visualizações0 comentário
bottom of page