Sobre a SENIGEO

                                     “Compreender o passado é uma revolução educacional” 

 

      A comunidade de estudantes de geologia é um sinônimo prático de resistência, e também de resiliência pelo seu histórico de luta a favor do avanço educacional amplo e livre, principalmente, de caráter acessível, e sem sombra de dúvida como ferramenta de transformação social. A comunidade geológica não é um ambiente exclusivo de geólogas e geólogos, e sim, de toda uma sociedade que depende dos insumos, projetos, conhecimentos e impactos relacionados aos empreendimentos das indústrias de recursos minerais, energéticos e tecnológicos.  

 

     A comunicação científica cumpre um papel essencial para diminuir e quebrar as barreiras das distâncias sociais e educacionais construídas por longos anos de verticalização do conhecimento e privatização da informação. Diante desse quadro, a colaboração que a sociedade científica desempenha, representada em nosso evento pelos centros acadêmicos, é de suma importância, uma vez que o coletivo e a união são a base dos princípios que regem a ciência de maneira geral. Ninguém constrói nada acessível sozinho, quando se faz sozinho está construindo uma prisão de conhecimento e ideias. 

     

        Assim surge a I Semana Nacional de Integração Geológica Online (I SENIGEO), uma iniciativa dos centros e diretórios acadêmicos do curso de geologia do Brasil, que trazem como proposta a difusão do conhecimento científico da geologia em escala nacional ao unir e apresentar à comunidade os campos de pesquisa desenvolvidos em cada Universidade.

 

        A comissão organizadora acredita que os cursos são como crátons, costurados por orógenos. Formados em circunstâncias e períodos de tempo distintos, unidos por um interesse em comum: compreender os processos que regem a natureza. Assim como contamos as histórias presentes em rochas, os centros acadêmicos, além de indicarem um palestrante, contarão histórias de estudantes da geologia desaparecidos e mortos durante o regime militar, ou geólogas e geólogos envolvidos em pautas históricas importantes para nossa categoria.

   

     O I SENIGEO será realizado portanto pelos Centros e Diretórios acadêmicos de diversos cursos de Geologia de todo o país, coordenados pelo CAGEOL-UFG, ENEGE, Coríndon Jr. e contando com o apoio da SBG. A exibição das palestras pelo Youtube acontecerá entre os dias 29 de maio e 5 de junho, unindo as comemorações do dia do geólogo de diversas universidades, visto que  infelizmente muitas semanas acadêmicas foram canceladas por conta da atual situação.

 

      O evento contará com 2 a 3 palestras online por noite (um total de 21 palestras) com um palestrante escolhido por cada universidade. Cada universidade também antes da realização da palestra realizará uma homenagem a uma figura de grande importância para a comunidade de sua universidade, de forma  a memorar a importância destes indivíduos notáveis. Os intervalos das palestras serão marcados pela presença de salas de discussão onde poderemos trocar ideias sobre as palestras, reforçar as homenagens prestadas e conversar com estudantes de geologia de todo o país. 

 

     No dia do Geólogo (30/05) será realizado um momento cultural após as palestras, visando a máxima interação e comemoração entre os estudantes de geologia ao compartilhar arte por meio da música e poesia. Na terça-feira (01/06), no dia da morte de Marília Regali, primeira geóloga formada no país e primeira geóloga contratada pela Petrobrás, realizaremos uma mesa redonda com a temática relacionada aos “Desafios do Século XXI e o papel da Geologia no Brasil” gerando reflexões sobre a revolução tecnológica que vivemos e nosso lugar inseridos neste meio.  Encerraremos o evento no dia 05 de junho, o dia do meio ambiente com mais duas palestras, uma mesa redonda com a temática “Ensino à distância e Geologia: experiências no curso e mobilização estudantil”, finalizando com outro momento cultural.

 

      As transmissões das palestras ao vivo serão realizadas pelo canal do youtube da ENEGE, as salas de intervalo vão ser encaminhadas pelos monitores ao fim palestra no chat do youtube e o momento cultural será exibido pela Twitch. Contamos com a participação de todos vocês, estudantes de geologia de todo o Brasil, somos todos partes de um grande continente agora separado pela distância, mas estaremos juntos mais uma vez pelo movimento poderoso do conhecimento. 

 

                                                                                       Comissão Organizadora da I SENIGEO

REALIZAÇÃO

APOIO