PALESTRANTES

Dra. Estela Leal Chagas do Nascimento

Professora adjunta da Universidade Federal de Goiás (UFG) desde 2018. Possui graduação pela Universidade de Brasília, e mestrado e doutorado na mesma instituição, na área de metalogênese de Cu-Au associada a mineralizações do tipo porfirítico, além de  metalogênese, petrologia e química mineral de carbonatitos. Possui 10 anos de experiência na indústria mineral em pesquisa e desenvolvimento de projetos de exploração mineral de diferentes commodities no Brasil, além de especialização em prospecção geoquímica, geoquímica analítica e QA/QC. Atua nos seguintes temas: prospecção mineral, geologia econômica, geoestatística e geoeducação.

Dra. Márcia Abrahão Moura

Possui Graduação (1986), Mestrado (1993) e Doutorado em Geologia pela Universidade de Brasília, com período sanduíche na Université d'Orleans e BRGM (Orleáns, França). Fez Pós-Doutorado na Queen´s University, Canadá (2003-2004). É professora Titular da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de granitos e mineralizações associadas, em depósitos do Brasil, Cuba, Peru e Colômbia. Reitora da UnB desde 24/11/2016.

Dr. Lauro Cézar Montefalco de Lira Santos

Professor Adjunto do Departamento de Geologia da Universidade Federal de Pernambuco. Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2010) e mestrado e doutorado em Geologia pela Universidade de Brasília (2013 e 2017, respectivamente). Membro permanente e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geociências da UFPE. Revisor de periódicos internacionais como Precambrian Research, Gondwana Research e Geological Magazine. Atua nos seguintes temas: mineralogia, petrologia, geoquímica, geocronologia e geologia regional. 

Dr. Francisco Ribeiro da Costa

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Pará (2002), mestrado em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (2004) e doutorado em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (2018). Atualmente é professor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Diretor de Pesquisa e Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - PROPIT - Pró Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica . Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Estrutural e Sensoriamento Remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: geologia, sensoriamento remoto, geologia estrutural, geomorfologia e hidrogeologia.

Dra. Pillar de Oliveira Carvalho Rodrigues

Possui doutorado em Geofísica pelo Observatório Nacional (com estágio sandwich no exterior na George Mason University, EUA) (2018), mestrado em Geologia pela Geologia e Geofísica Marinha pela Universidade Federal Fluminense (2012), e graduação em Geologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2010). É professora D3-III do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Campus Nova Venécia), desde janeiro de 2013, e coordenadora do curso de bacharelado em Geologia desta instituição desde março de 2019. 

Dra. Maria Helena Bezerra Maia de Hollanda

É graduada em Geologia (UFRN, 1996) e pós-graduada em geologia tendo desenvolvido o mestrado em geofísica e geoquímica de granitos (UFRN, 1998) e doutorado em geoquímica isotópica de rochas máficas (2002). Desde a admissão em 2003 atua no Departamento de Mineralogia e Geotectônica, e integra o corpo de pesquisadores do Centro de Pesquisas Geocronológicas (CPGeo). É orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geoquímica e Geotectônica (CAPES, 7), supervisionou dois pós-doutorados (CAPES e FAPESP). No CPGeo, foi responsável pela criação do atual Laboratório de Isótopos Estáveis, tendo sido coordenadora entre 2003-2013.

Dr. Fernando Farias Vesely

Fernando Farias Vesely é professor do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Paraná desde 2010, onde ensina geologia sedimentar, estratigrafia, evolução de bacias, mapeamento geológico e geologia do petróleo. Desenvolve projetos e supervisiona estudantes de graduação, mestrado e doutorado na linha de pesquisa "análise de bacias sedimentares" com ênfase nos seguintes temas: sistemas sedimentares siliciclásticos, paleogeografia do Gondwana, registro geológico de glaciações, sedimentação em águas profundas, sismoestratigrafia e geomorfologia sísmica e evolução tectono-sedimentar da margem continental brasileira. Atualmente é líder do grupo de pesquisa Laboratório de Análise de Bacias (LABAP). 

Dr. Cláudio Eduardo Lana

Professor Associado I do curso de Engenharia Geológica da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto, onde ocupou o cargo de Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento. Graduado em Engenharia Geológica pela Ufop, concluiu mestrado e doutorado em Ciências Naturais pelo Programa de Pós-graduação em Evolução Crustal e Recursos Naturais da mesma instituição. Compôs o quadro docente fundador do curso de Geologia da Universidade Federal do Espírito Santo, tendo participado de diversas atividades relacionadas à sua implantação, reconhecimento e consolidação. Possui experiência em processos geológicos superficiais e tem interesse em pesquisas transdisciplinares, envolvendo ambientes fluviais, lacustres e de encosta.

Dr. Miguel Antonio Tupinamba Araujo Souza

Professor associado do Departamento de Geologia Regional e Geotectônica da Faculdade de Geologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), curso de graduação em Geologia e pós-graduação em Geociências. Líder dos grupos de pesquisa Tektos e Morfotektos (Dgp/CNPq). Membro do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia GeoAtlântico. Diretor de Comunicação e Publicações da Sociedade Brasileira de Geologia, Diretoria Executiva Nacional. Atua em geologia regional, geocronologia, termocronologia e geomorfologia nas faixas Ribeira e Araçuaí, e em conservação e restauração de patrimônio geológico construído.

Dr. Renato Rodriguez Cabral Ramos

Possui graduação em GEOLOGIA pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (fev/1988), e Mestrado (nov/1997) e Doutorado (mai/2003) pelo Programa de Pós-Graduação em Geologia (Setor de Paleontologia e Estratigrafia) do Instituto de Geociências da UFRJ. Foi professor visitante do Departamento de Geologia e Paleontologia (DGP) do Museu Nacional/UFRJ entre 2005 e 2006 e, desde janeiro de 2007, é docente neste Departamento (atualmente Professor Associado III). Coordenou o Curso de Especialização em Geologia do Quaternário (GEOQUATER) do DGP entre 2007 e 2009 e foi chefe deste Departamento em 2010 e 2011.

Dra. Ariadne Marra de Souza

Possui graduação em geologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009), mestrado e doutorado em Ciências, no programa de Pós-graduação em Análise de Bacias e Faixas Móveis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011 e 2015) e Especialização em Geologia do Quaternário pelo Museu Nacional / UFRJ (2011). É professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) no curso de Graduação em Geologia, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, geologia isotópica, geoquímica, prospecção mineral e pedologia.

Dr. Stélio Soares Tavares Júnior

Bacharel em Geologia pela Universidade Federal do Pará (1988), mestre em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (1992) e doutor em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2004). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal de Roraima. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: Fotointerpretação Geológica de imagens na área de Tectônica e Geomorfologia, organização espacial com uso de SIGs.

Dr. Luciano Alessandretti

Possui graduação em Geologia (2010) e mestrado com ênfase em Geoquímica (2013) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor em Recursos Minerais e Meio Ambiente (2017) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é docente do curso de Geologia da Universidade Federal de Uberlândia. Temas de interesse: tectônica de bacias, sedimentologia, petrologia sedimentar, methane seep systems

Msc. Ana Maciel de Carvalho

Ana Maciel de Carvalho é professora Assistente - Nível A do Centro de Geociências (CEGEO) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). É geóloga pela Universidade de São Paulo (2007) e desenvolveu seu mestrado em Geociências (Hidrogeologia) pela Universidade de São Paulo (2014) com o tema: Modelagem numérica como ferramenta para a gestão das águas subterrâneas. De 2009 a 2017, desenvolveu atividades de pesquisa e prestação de serviços no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), no Laboratório de Recursos Hídricos e Avaliação Geoambiental (LabGeo). Entre 2012 e 2013 participou do Programa de Desenvolvimento e Capacitação no Exterior (PDCE), do IPT, na Universidade de Waterloo, Canadá

Msc. Marcus Vinicius Souza

Graduou-se em Geologia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ (2017) e concluiu Mestrado em Geologia (Geologia Regional) na Universidade de Brasília - UnB (2019). Atualmente é Docente na Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB no Curso de Graduação em Geologia ministrando as disciplinas de (i) Geologia do Brasil; (ii) Prospecção e Pesquisa Mineral; (iii) Técnicas de Campo; (iv) Petrologia Metamórfica; e (v) Geologia Geral. Possui Formação Técnica em Mineração e Atuou nos Municipios de Betim/MG e Igarapé/MG.

Dra. Simone Cerqueira Pereira Cruz

Possui graduação em Bacharelado em Geologia pela Universidade Federal da Bahia (1997), mestrado em Evolução Crustal e Recursos Naturais pela Universidade Federal de Ouro Preto (2000) e doutorado em Evolução Crustal e Recursos Naturais pela Universidade Federal de Ouro Preto (2004). Atualmente é professora Associada do Departamento de Geologia da Universidade Federal da Bahia e Diretora Vice-Presidenta da Sociedade Brasileira de Geologia. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Estrutural, Geotectônica e Recursos Minerais.

Dr. Felipe Torres Figueiredo

Professor Adjunto do Departamento de Geologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), possui graduação em Geologia (IGc - USP, 2005), mestrado em Geotectônica (IGc-USP, 2008) e doutorado em Geotectônica (IGc-USP, 2013). Desenvolve pesquisas em sistemas deposicionais continentais antigos.

Msc. Mateus Alves Saraiva

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Amazonas (2015) e mestrado em Geociências, na linha de Geologia Sedimentar e Meio Ambiente, com ênfase em Hidrogeologia pela Universidade Federal do Amazonas (2017). Atuou na área de Geologia como Hidrogeólogo em uma empresa de engenharia e consultor em mineração e meio ambiente, sendo responsável por atividades nas principais empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM). Atualmente ocupa o cargo de Geólogo Jr na Mineração Taboca S.A, exercendo as atividades de mapeamento de frente de lavra, controle de teor, mapeamento geológico, geologia de curto-prazo, reconciliação, gestão de processos mineiros junto ao DNPM e é facilitador de gestão junto à Gerência de Geologia

Dra. Soraya Gardel Carelli

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1982), Especialização em Ciência do Solo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1988), Mestrado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (1994) e Doutorado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Estratigrafia, atuando principalmente nos seguintes temas: análise ambiental, solos, sistemas deposicionais, petróleo, estratigrafia, ambiente costeiro e geologia do Quaternário.

Dr. Dionísio Uendro Carlos

Possui graduação de Bacharelado em Geofísica e Mestrado em Geofísica Nuclear pela Universidade de São Paulo (IAG/USP) respectivamente em 2002 e 2006. Desenvolveu doutorado em inversão de dados de aerogradiometria da gravidade no Observatório Nacional - ON/MCTI/Colorado School of Mines. Foi pesquisador visitante do Departamento de Geofísica da Colorado School of Mines, Golden, CO (EUA) de 2011 a 2012.Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geofísica Nuclear e Métodos Potenciais. Construiu os primeiros blocos radioativos da América do Sul para calibração de gamaespectrômetros aerotransportados e terrestres.

Dr. Moacir José Buenano Macambira

Cursou graduação e mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Pará - UFPA, onde é professor desde 1984, e foi chefe do Laboratório de Geologia Isotópica. Doutorado em Geocronologia pela Universidade de Montpellier II (França, 1992) e pós-doutorado na Australian National University (Canberra, 2005). Tem desenvolvido e aplicado isótopos em estudos de evolução crustal, incluindo rochas sedimentares e metalogênese, em várias regiões da América do Sul, especialmente no sudeste da Amazônia. Foi Diretor Científico da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (2011-15) e membro de sete diretorias regionais e nacionais da Sociedade Brasileira de Geologia, incluindo duas vezes Presidente Nacional.

REALIZAÇÃO

APOIO